A Associação Nacional de Municípios Portugueses inicia, em fevereiro, uma ronda nacional de reuniões descentralizadas com o propósito de reforçar a proximidade com os municípios e conhecer, no local, as diferentes realidades do território. A iniciativa irá abranger todas as NUTS II do território continental e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, sendo que o mesmo modelo será replicado em todas as regiões.
O projecto foi apresentado na passada terça-feira pelo vice-presidente da ANMP, Amadeu Albergaria, no final de uma reunião do conselho diretivo, realizada em Coimbra.
Para aquele responsável, “Estamos a falar de algo que é importante e simbólico. Queremos estar mais próximos dos municípios, ouvir os associados e compreender melhor as realidades locais”, que acrescentou que “esta iniciativa reforça a missão da ANMP enquanto estrutura representativa do poder local, o nível de governação mais próximo das populações”.
O périplo arranca já a 18 de fevereiro, em Cascais, com os municípios do Oeste, Médio Tejo, Lezíria do Tejo, Grande Lisboa e Península de Setúbal e termina a 16 de abril, em Ponta Delgada, com os municípios da Região Autónoma dos Açores.