Edit Template

PS pede esclarecimentos sobre irregularidades no subsídio de mobilidade

Os deputados do PS/Açores na Assembleia da República pediram explicações ao Governo da República sobre as “recentes e supostas” alterações ao subsídio social de mobilidade aérea.
Em requerimento, os parlamentares socialistas manifestam a sua “preocupação e exigem esclarecimentos urgentes por parte do novo Governo da República” sobre as “supostas alterações” ao subsídio social de mobilidade.
O subsídio de mobilidade permite aos residentes nos Açores deslocarem-se para o continente a uma tarifa aérea máxima de 134 euros, sendo que todo o valor acima desta meta é ressarcido a título de reembolso pelo Estado.
Segundo os socialistas, “recentemente, surgiram relatos sobre supostas alterações a este subsídio, sem que tenha havido qualquer modificação na legislação em vigor”.
Citado na nota de imprensa, o deputado Francisco César diz que as “mais recentes notícias” dão conta de uma “circular dos CTT, que diz ser orientação da ANAC – Autoridade Nacional da Aviação Civil, a qual traz novos critérios no pagamento do subsídio social de mobilidade”.
“Desta vez, ao que parece, os CTT estão a informar ao balcão os passageiros que vão efetuar o seu reembolso, da introdução de valores máximos das taxas XP (custo de serviço pela emissão do bilhete), quando a lei deste subsídio já contempla todas as taxas”, afirma o deputado.
Para Francisco César, “é claro que este novo critério pode vir a ter consequências para o passageiro, podendo agravar na prática o custo efectivo do seu bilhete”, daí que se pretenda esclarecimentos sobre esta matéria por parte do novo Governo da República e do Ministério das Finanças, de “forma transparente e completa”.
Os socialistas querem que sejam fornecidas “informações claras sobre o que foi decidido, os motivos por trás dessas decisões e os potenciais impactos para os residentes açorianos”.

Edit Template
Notícias Recentes
Zero Desperdício já apoia mais de uma centena de famílias carenciadas espalhadas por sete freguesias da malha urbana de Ponta Delgada
Taxa de desemprego nos Açores aumenta face ao trimestre anterior e fica nos 5,7%
Bispo de Angra mantém esperança nesta Igreja e na Diocese dos Açores
Adjudicada obra por 2,5 milhões de euros para construir 12 novos apartamentos em São Sebastião
PSP diz que não se justifica câmaras de vigilância para já na Lagoa porque a criminalidade tem vindo a baixar
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores