A companhia aérea Azores Airlines antecipou em dois meses a operação aérea directa entre Ponta Delgada e Montreal (Canadá), que arrancou ontem, conforme tinha anunciado no final do ano passado.
“A Azores Airlines antecipará o início da operação directa entre Montreal e Ponta Delgada para o dia 4 de Abril de 2024, dois meses antes do inicialmente previsto, com a oferta de uma ligação semanal, à Quinta-feira”, anunciou então a companhia.
A ligação semanal directa entre os Açores e Montreal ocorrerá à Quinta-feira entre 4 de Abril e 30 de Maio, sendo depois incrementada com a oferta de mais três ligações por semana.
Entre Junho e Setembro a companhia aérea vai operar quatro ligações semanais, à Segunda-feira, à Terça-feira, à Quinta-feira e ao Sábado.
A empresa indicou que ao antecipar a data de início desta operação procurou “não só melhorar o serviço prestado às comunidades açorianas residentes no Canadá, mas também corresponder à procura” de turistas.
“Adicionalmente, esta operação representa uma conquista importante para a Azores Airlines, que passou a poder contar com uma faixa horária noturna no Aeroporto Internacional de Montreal, algo que queríamos alcançar há algum tempo e que já havia sido identificado como sendo da preferência dos nossos passageiros”, acrescentou.
Segundo a CEO (directora executiva) do Grupo SATA, Teresa Gonçalves, “a antecipação do início da operação vem, assim, dar resposta aos passageiros que estão a utilizar, de forma crescente e consistente, as ligações da Azores Airlines para chegar aos Açores e a outros destinos europeus para os quais a companhia aérea voa”.
A operação entre Montreal e Ponta Delgada ocorre em faixa horária nocturna, “sendo mais confortável para os passageiros e aumentando o potencial de conectividade à chegada aos Açores, através de voos de ligação na SATA Air Açores, que chegam às restantes ilhas do Arquipélago, bem como a outros destinos da Europa operados pela Azores Airlines”.
No sentido inverso, a partida de Montreal será às 21h30 (locais) e a chegada a Ponta Delgada será às 06h30 (locais) do dia seguinte.
Em época alta, a Azores Airlines passa a ter 15 ligações semanais entre Portugal (ilhas de São Miguel e da Terceira, Porto e Funchal) e o Canadá (Toronto e Montreal).
Como é sabido, a companhia faz parte da SATA Holding, que integra também a SATA Air Açores, fundada em 1941 e que assegura as ligações entre as ilhas açorianas, e a SATA Aeródromos, que gere quatro dos cinco aeroportos dos Açores.
O Grupo SATA opera “uma rede regular de destinos entre os Açores e a América do Norte, a Europa e os arquipélagos dos Açores, Madeira e Cabo Verde”.
Privatização conhecida
amanhã
O Presidente do júri do concurso para a privatização da SATA, o economista Augusto Mateus, vai anunciar amanhã em Ponta Delgada quais as decisões a que chegou o júri.
O anúncio vai ser feito numa conferência de imprensa em Ponta Delgada, ao início da tarde.
Recorde-se que em Dezembro do ano passado o Governo dos Açores decidiu suspender o processo de privatização da Azores Airlines, devido à instabilidade política que gerou eleições antecipadas.
O Governo de José Manuel Bolieiro considerou então que esta era a a “forma mais responsável”, ética e democrática de decidir tendo por base a “defesa do superior interesse dos Açores”.
Recorde-se ainda que dois consórcios – o Newtour MS Aviation e o Atlantic Consortium – apresentaram propostas para alienar no mínimo 51% do capital social da Azores Airlines e no máximo 85%.
No relatório intercalar o júri do concurso manifestou dúvidas sobre um dos concorrentes cuja proposta não era “definitiva, firme nem vinculativa”.
O relatório final vai ser agora apresentado por Augusto Mateus, que o entregará ao Conselho de Administração da SATA, para uma decisão final a propor à tutela, estando depois o Governo dos Açores em condições de seguir ou não as orientações do relatório.