Edit Template

Eurodeputada do PCP questiona Comissão Europeia sobre os Açores

No seguimento da recente visita aos Açores, a deputada ao Parlamento Europeu do PCP, Sandra Pereira, apresentou a seguinte pergunta com pedido de resposta escrita à Comissão, relativamente aos apoios à pesca nas RUP:
«No sentido de concretizar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a Região Autónoma dos Açores antecipou a meta para alcançar as áreas marítimas protegidas: 30% já em 2024 e não em 2030.
Em contacto com pescadores e associações representativas do sector da pesca nos Açores, foi-me transmitida a preocupação da falta de apoios à actividade piscatória, que ficará mais limitada.
Os pescadores são os principais interessados na recuperação, valorização e conservação da biodiversidade marinha, mas referem que esta antecipação dos prazos sem o necessário enquadramento pode, por um lado, pôr em causa o alcance de tais objetivos e, por outro lado, os apoios para que o setor da pesca possa continuar a laborar são fundamentais agora (e não maistarde).
Pergunto que apoios podem ser direccionados para o sector da pesca nesta região ultraperiférica, compensando os pescadores por eventuais limitações à sua actividade que decorram na implementação destas áreas protegidas».
Como será compensada a implementação antecipada das áreas marítimas protegidas?
Será naturalmente preocupação do PCP publicitar a resposta que será dada pela Comissão às justas preocupações dos pescadores açorianos”, conclui uma nota da CDU enviada ao nosso jornal.

Edit Template
Notícias Recentes
EDA regista emissão privada de obrigações de 30 milhões de euros
Autorizada construção de hotel de 4 estrelas e 146 camas em Vila Franca do Campo
Governo dos Açores articula com Governo da República nova regulamentação e funcionamento do sistema eléctrico da Região
AMIP aplaude reforço de voos da SATA, mas pede ampliação urgente da pista do Aeroporto do Pico
PS/Açores alerta que a pobreza não se combate com números, mas com políticas públicas estruturais
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores