Edit Template

GNR apreende 42,70 quilos de pescado na ilha de São Miguel

O Comando Territorial dos Açores, através da Equipa de Patrulhamento e Intervenção Marítima, do Destacamento Territorial de Ponta Delgada, apreendeu 40 quilos de lapas (Patella aspera) e cerca de 2,70 quilos de polvos (Octopus vulgaris), no concelho do Nordeste, na Ilha de São Miguel.
No decurso de uma acção de patrulhamento à orla costeira, no âmbito da prevenção e fiscalização do exercício da pesca lúdica, os militares da Guarda detectaram três indivíduos a proceder à apanha de lapas, na zona costeira da freguesia da Achada. Após a abordagem, verificou-se que cada um possuía um saco de rede contendo lapas, sendo que um dos indivíduos também tinha capturado polvos.
Na sequência da acção, os moluscos foram de imediato apreendidos, tendo as lapas, por se encontrarem vivas e em boas condições de sobrevivência, sido devolvidas ao seu habitat natural, contribuindo assim para a preservação da espécie e para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos.
Os polvos foram entregues a uma instituição de solidariedade social local, após verificação higiossanitária efectuada por médico veterinário.
Da acção resultou a identificação de três homens, com idades compreendidas entre os 31 e os 39 anos, e a elaboração de três autos de contra-ordenação por exercer a apanha de lapas em época de defeso e por exercer a pesca submarina sem ser titular da licença pessoal de pesca lúdica, infracções estas puníveis com coimas até aos 3 500 euros.

Edit Template
Notícias Recentes
Investigadores do OKEANOS-Uac revelam que a alga invasora Rugulopteryx okamurae tem potencial biotecnológico para inovação sustentável
Tribunal Arbitral define serviços mínimos para greve dos serviços de handling decretando assistência em escala de alguns voos para os Açores
Governo dos Açores e Portos dos Açores estabelecem protocolo sobre Pontos de Entrada de Viajantes na Região
AMRAA com resultado negativo em 2024 mas reforça investimentos
13% das casas para arrendar em São Miguel ficam menos de 24 horas online
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores