Os habituais prémios anuais da plataforma TasteAtlas, divulgados no passado dia 5 de Dezembro, voltaram a destacar a cozinha portuguesa como uma das melhores do mundo.
Com base em 590.228 avaliações válidas para 16.357 pratos no banco de dados, Portugal ficou em quarto lugar entre as 100 melhores cozinhas. Obteve uma pontuação de 4,53 pontos.
No nosso país mereceram ainda destaque para regiões e alguns pratos em específico. Entre alguns dos destaques do que tem de provar no país está o pastel de Belém, o presunto do Alentejo, o azeite de Trás-os-Montes, a carne dos Açores ou os queijos Santiago.
A cozinha italiana (4,64) foi considerada a melhor do mundo pelo TasteTalas, que entre 2021 e 2024 já havia sido a vencedora desta categoria. A completar o top três ficaram as cozinhas grega (4,60) e a peruana (4,54).
Outro dos prémios do TasteAtlas distingue as melhores regiões para quem gosta de comer. Neste caso, são seis as referências a Portugal: o Alentejo, no nono lugar; Trás-os-Montes em 12.º; o Algarve na 30.ª; os Açores na 56.ª posição; Coimbra na 91.ª; e por fim Bragança, na 98.ª posição.
Nesta categoria, Campania, em Itália, foi considerada a melhor região gastronómica do mundo. Segue-se Emilia-Romagna, também em Itália, e Creta, na Grécia.
Entre as distinções do TasteAtlas estão os eleitos 100 melhores pratos do mundo. Nesta categoria Portugal aparece quatro vezes: o Leitão da Bairrada é a melhor sugestão nacional (21º lugar). A fechar o Top 50 está a Carne de Porco à Alentejana e já no final da lista, na posição 93, está o Polvo à agareiro. A sopa da pedra fecha a lista dos 100 melhores pratos do mundo fecha com a Sopa da Pedra.
A sopa vori-vori do Paraguai foi eleito o melhor prato do mundo, seguindo-se a pizza napolitana, o Tajarin al tartufo bianco d’Alba, e o Sate kambing, da Indonésia.
Segundo outros dos rankings do TasteAtlas, o frango assado com piri piri é o prato português que está entre os melhores pratos de frango do mundo. Está na 25.ª posição da lista.