Quem pretendia fazer uma reserva para o Pico na Páscoa, há uma semana que verifica que é quase impossível.
A denúncia é do Grupo Aeroporto do Pico, que avança que, ou pernoita uma noite na Terceira, ou vai ter de chegar por via marítima.
“Esta situação tem ocorrido sistematicamente este Inverno, porque a procura é maior na rota São Miguel/Pico/São Miguel, do que na rota Terceira/Pico/Terceira. As actuais obrigações de serviço público obrigam a companhia aérea SATA Air Açores a voar com um mínimo de 7 ligações semanais com a Terceira e apenas 2 ligações semanais com São Miguel (actualmente são realizados 7 voos semanais que tem se revelado insuficientes, uma vez que na maioria dos dias é utilizado o Q200)”, explica o grupo picoense, que avança ainda que, viajar de Ponta Delgada para o Pico via Terceira torna-se difícil ou mesmo impossível, pois apesar de haver lugares no Terceira/Pico e Pico/Terceira, os passageiros não conseguem usar os voos de ligação São Miguel/Terceira e Terceira/São Miguel porque também estes estão lotados.
E acrescenta: “Além disso, como a SATA Air Açores já cumpre muito acima dos mínimos exigidos na rota São Miguel/Pico/São Miguel só pode reforçar a rota caso o accionista, o Governo dos Açores (GRA), autorize. Recentemente o GRA autorizou (sem que a procura justificasse) mais uma ligação directa entre São Miguel e o Faial às 5.ª Feiras, e podemos observar que para além do voo de reforço, ainda existe disponibilidade de lugares em voo de horário. Questionamos o critério”.
Relativamente às listas de espera, agora é possível reservar com a tarifa Açores, sem ter de pagar até o voo ser confirmado.
Esta nova vantagem permite ao passageiro aguardar por novos reforços de voos que deverão surgir a 28 ou 29 de Março.
“A existência de listas de espera nessas datas é importante, colocando a pressão do lado do GRA, uma vez que a SATA Air Açores propõe os necessários reforços à sua aprovação”, diz ainda o Grupo Aeroporto do Pico.
“Aos que estão a ser afectados por esta situação, sempre que possível coloquem-se em lista de espera, para a SATA ter números que justifiquem o pedido de reforço adicional de voos!”, conclui.
O Diário dos Açores contactou a SATA para uma explicação sobre esta situação denunciada pelo Grupo Aeroporto do Pico, mas até ao fecho desta edição não obtivemos resposta.